[EXCLUSIVO] As 6 Maiores Tendências de Marketing Digital para o ano de 2020

Experiência. Conteúdo Interativo. Se você é um profissional de Marketing Digital dedicado, confira agora as maiores tendências para o ano de 2020. Essas dicas vão fazer a sua carreira decolar.

2019 praticamente se encerrou e surgiram algumas novas tendências de marketing digital para 2020. Você já tem ideia de quais são?

Você que é um profissional de Marketing dedicado, antes mesmo de acabar o ano, já começa a saber o que tem de novo na cena para colocar em prática ano que vem. Já imaginou fazer sucesso e envolver a todos com seu marketing online?

Ao citarmos a palavra Marketing, estamos envolvendo influência, conteúdo, web, vídeos e muitos consumidores. Então, desde já, pode investir seu tempo e não medir esforços para conquistar o tão desejado sucesso em 2020.

Antes de tudo, seria interessante você se aprofundar baixando gratuitamente esse E-Book – Com as 152 Melhores Estratégias de Marketing Digital .

Agora, vamos falar das melhores tendências de marketing digital para você se espelhar em 2020. Confira!

Plano de marketing.png

1.    Construa a Base (Pilares) do seu Negocio Digital

Não escolha ou concentre todos os seus esforços do Negocio em uma única ferramenta. A Web dispõe de inúmeras ferramentas para divulgação do seu Negocio. Redes sociais como o Facebook esta restringindo muitas propagandas e preservando a privacidade do usuários. Dessa forma, não é muito comum o Facebook bloquear contas e perfis de anúncios por  divulgação de conteúdo que vão contra a regras daquela comunidade. Por isso é importante você diversificar as ferramentas de trabalho do seu negocio ao invés de sustenta-lo com a apenas um Pilar, ou seja, o Facebook por exemplo.

É muito importante você montar sua Estratégia! Dessa forma, volto a lhe aconselhar baixar este E-Book – Com as 152 Melhores Estratégias de Marketing Digital gratuitamente.

Confira a seguir os principais canais ou ferramentas de marketing de conteúdo:

Principais-Canais-de-Marketing-de-Conteúdo

Blog

Se você me acompanha há algum tempo já sabe que o blog exerce o papel principal do meu negócio.

E, como eu sempre falo, o blog é seu, portanto você tem controle de todas as ações realizadas e as regras são suas, ao contrário das redes sociais, onde você precisa seguir as regras deles para não ser penalizado.

No blog você pode publicar artigos, vídeos, materiais para baixar, capturar leads, monitorar o tráfego, etc.

O blog é uma plataforma muito eficaz para trabalhar o marketing de conteúdo, pois você pode usar praticamente todas as estratégias dentro da sua estrutura.

Vídeos

Os vídeos, como estratégia de marketing de conteúdo, são simplesmente fantásticos. Nos vídeos você pode fazer a divulgação do blog, redes sociais, e-books, etc.

Dessa forma, um canal de marketing de conteúdo ajuda o outro a crescer, pois esse é o conceito de transmídia, onde você pode divulgar um canal através de outro.

Vários alunos do Fórmula Negócio Online estão se destacando em vendas devido ao uso de vídeos como estratégia de marketing de conteúdo.

Não tenha dúvida de que o vídeo é o futuro do marketing de conteúdo. Por isso, não fique de fora.

Caso você não esteja aplicando essa estratégia porque não gosta de aparecer nos vídeos, saiba que isso não é impedimento, pois há diversas maneiras de gravar vídeo sem aparecer.

Vídeos de vendas, por exemplo, aumentam a conversão em mais de 50%, em comparação com as páginas de vendas que não possuem vídeo.

Vídeos são realmente eficientes para o marketing de conteúdo.

Redes Sociais

Não há dúvida de que todo empreendedor que deseja estar onde o público-alvo está deve ter uma conta no Facebook, que é a maior rede social que existe.

Porém, o seu público-alvo está no Facebook assim como os seus concorrentes também estão.

Portanto, você precisa procurar se diferenciar e se destacar dos demais e nada melhor para fazer isso do que através de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Mas não basta compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Você precisa criar uma estratégia específica, de acordo com o perfil de cada rede social que você for trabalhar.

Material para Download

Outro canal para você trabalhar o marketing de conteúdo para captar leads é oferecendo material para download, principalmente e-books.

Nós temos diversos e-books disponíveis para download em diversas plataformas para que os visitantes baixem esse material em troca do e-mail.

Então, eu recomendo fortemente que você crie e disponibilize materiais para download para fortalecer a estratégia de marketing de conteúdo.

Dessa forma, você também estará captando leads para o seu e-mail marketing.

Há diversas opções para você criar material para download e disponibilizar para a sua audiência, como e-books, infográficos, planilhas, etc.

Webinários

Cada vez mais os webinários estão sendo usados para a distribuição de conteúdo.

Através de um webinário, você pode oferecer conteúdo exclusivo e que gere valor para a sua audiência, fazendo com que ela se sinta especial.

Você pode produzir um webinário ao vivo ou gravado. Se optar por fazer um webinário ao vivo você poderá disponibilizar a gravação ao final.

Durante o webinário você poderá oferecer outros conteúdos para download, como forma de captar leads.

E-mail Marketing

A estratégia de e-mail marketing faz parte do marketing de conteúdo como um todo e auxilia, principalmente, na entrega de conteúdo para a audiência. Se você ainda não sabe ou desejar potencializar seus resultados com o E-mail Marketing baixe gratuitamente este E-book, que explica como deixar seu negocio automatizado.

Esse é, sem dúvida, um dos melhores canais de marketing de conteúdo e eu gosto muito de usar em meu negócio.

Um dos maiores erros que os empreendedores digitais comentem quando usam o e-mail marketing é enviarem apenas ofertas de produtos.

Você precisa nutrir a sua lista enviando mais conteúdo de valor através de e-mail do que ofertas de produtos.

Claro que o seu objetivo com a estratégia de e-mail marketing é vender, mas você precisa fazer venda sem parecer que está vendendo.

E você consegue isso aplicando a estratégia 80 e 20, que consiste em enviar 80% de conteúdo de valor para a sua lista e 20% de oferta através do e-mail marketing.

Atualmente estou usando a Lead Lovers para administrar o email marketing em diversos projetos.

BLOG_importancia-dos-influenciadores-mkt-digital-670x419.png


2.
A ascensão do Marketing de influenciadores digitais

Aposto que você já sonhou em ser famoso pelo YouTube. Aquela onda das celebridades da internet veio para ficar. Que tal… ser quase um Felipe Neto da vida ou ensinar aquela make favorita? De fato, todo mundo sonha em ter milhões e milhões de seguidores. Whinderson quem o diga.

Inclusive, o que realmente tá pegando na mídia social é transformar os pequenos vlogueiros do YouTube em influenciadores, com o foco no seu público-alvo. Afinal, não dá para agradar a todos, não é?

O marketing de influenciadores nasceu para ser mais personalizado, sendo uma das grandes tendências de marketing digital de todos os tempos. Assim como toda jogada de marketing, os que sobressaem são aqueles que trazem seu diferencial nas telinhas. Desde a época do nosso querido falecido Gugu Liberato, o que bombava e bomba até hoje são as novidades. Ainda mais na telinha, que é mais fácil para conduzir uma personalidade.

Quanto mais autêntico for o conteúdo, mais as pessoas gostam. Cerca de 92% das pessoas confiam nas recomendações. Boatos já surgem sobre um novo BBB de Youtubers. Antes disso, uma empresa líder de jogos lançou sua campanha de marketing de influenciadores, na qual bombou na Alemanha, através do aplicativo Tik-Tok.

É, estamos em plena Era Digital em ascensão, no território brasileiro. Inclusive, um estudo realizado pela media wiki, aponta que serão mais de 10 bilhões de dólares gastos com marketing de influenciadores. Essa é uma grande oportunidade para ganhar dinheiro com essa tendência de marketing digital. Você pode desde criar o seu personagem, um curso ou ajudar alguém a sair do zero.

Seja um grande profissional em Marketing de Influenciadores através do curso assertivo e inédito Curso de Marketing Digital – FNO.

cliecom__1509020007__2610172017101327

3.    Engajamento de anúncio em vídeo com duas transmissões

Os vídeos foram a grande pedida em 2019. Você não deve ficar fora dessa. Em 2020, a promessa digital é a mesma, de acordo com o relatório de gastos com publicidade em vídeo de 2019 da IAB. Quer aumentar mais de 25% do seu orçamento anual? Aposte nisso.

O novo hábito do consumidor de assistir vídeos é o que faz os anunciantes investirem nos anúncios. Segundo o IAB, 74% dos norte-americanos com mais de 13 anos assistem streaming ou vídeo online semanalmente contra 41% diários.

E, você… curte um conteúdo online? E das propagandas? O ramo têm se tornado cada vez mais criativo e chamativo. Cerca de 78% das pessoas que assistem vídeo digital assistem propagandas em troca de conteúdo gratuito, sendo que os vídeos educacionais são os reis dos anúncios.

Além dos vídeos nas plataformas e redes sociais, os vídeos ao vivo no Facebook Live e Instagram Live são assistidos muito mais do que os que não são ao vivo. Então, o streaming promete em 2020. Já pode lançar essa ideia para seus clientes. Afinal, os vídeos convertem muito bem.

o-que-e-conteudo-interativo.jpg

4.    Conteúdo Interativo

Aumentar a experiência do cliente é uma das chaves para 2020. 91% dos compradores buscam otimizar a sua experiência na hora de comprar. Em 2020, o marketing de conteúdo vai fazer seu público pirar através de publicações compráveis, AR/VR, vídeos em 360 graus, questionários e pesquisas, etc.

Um grande exemplo disso são vídeos de viagens guiados que exibem as cidades mais famosas do mundo em 360 graus. Mas porque essa é a tendência 2020? Por que é uma tecnologia nova e original. Coisas simples, como o fato de tocar em uma foto, o preço e nome serem exibidos. Mas se tocar no preço, é automaticamente redirecionado em uma tela com mais opções e informações de compra.

Um anúncio elaborado desta forma, aumenta a experiência do cliente e oferece maior chances do consumidor se envolver. O lance dos compartilhamentos também expande o alcance do anúncio. Portanto, traga facilidades. É disso que o povo gosta.

Marketing-1-1280x720.png

5.    Micro-momentos dominam a cena do usuário

O Google reina em termos de internet através de seus avanços tecnológicos. Diversas ferramentas estão disponíveis para quem deseja anunciar, usar e ganhar com a internet. M-m-mas, o que são os micro-momentos?

Os micro-momentos nada mais são que: antes de realizar alguma coisa, você busca na internet o que e como fazer. Desde aplicativos, até informações na internet, nos propiciam maior segurança na hora de tomar uma atitude.

Vai jantar em algum restaurante? O I food ou uma pesquisa dos melhores é realizada. Deseja uma festa? Google ou Sympla. O ato de googlear viralizou e se tornou até um verbo. Todo mundo pesquisa antes para saber onde pisa. Não só o Google, mas temos infinitas ferramentas para encontrar o que nós mais desejamos.

Então, aí que entra uma boa campanha de um bom profissional de Marketing. Para tirar proveito dos micro-momentos, você precisa estar na hora certa e no lugar certo. Os profissionais de marketing precisam estar, serem úteis e rápidos.

A jornada do comprador linear segue um caminho muito bem definido: conscientização, consideração e decisão. Ela se tornou mais um funil em que as pessoas pensam, veem ou falam sobre determinada coisa, depois todos querem aprender sobre isso ou assistir em um instante.

O mercado concorrente é alto e a paciência é baixa. Você como um profissional de Marketing, deve identificar esses momentos potenciais de “necessidade de compra”, oferecer um conteúdo de qualidade e facilitar a compra.

O sucesso depende única e exclusivamente de você. Acesse agora Curso de Marketing Digital – FNO.

como-anunciar-no-instagram-stories.jpg

6.    Stories: Um dos pilares do marketing

É algo que já se tornou essencial para um profissional de Marketing e tende a crescer em 2020. Aposto que você sempre que loga seu Instagram acessa os Stories de seus amigos. Inclusive, diversas ferramentas estão disponíveis para que você consiga otimizar os seus pequenos vídeos ou imagens. Tudo para chamar atenção de seus seguidores.

O Snapchat foi o pioneiro nesse conceito de “minhas histórias”. Depois, o Instagram e o Facebook também lançaram os seus modelos. O YouTube também criou seu próprio formato. Agora, o Tik-Tok inovou para os usuários que gostam de criar seus pequenos vídeos, com um visual menos poluído e muito mais autêntico.

E, porque utilizar os stories na mídia social?

  • Para ter reconhecimento de marca
  • Maior engajamento e envolvimento dos seguidores
  • Solução econômica
  • Tráfego para sua WEB
  • Públicos mais jovens

Enfim, essa é uma das maneiras mais simples de envolver as pessoas. Você pode realizar enquetes, interagir melhor com o público, criar anúncios assertivos e antecipar eventos.

Atualmente, muitas pessoas usam o stories para procurar empresas. No Instagram, você pode pesquisar a localização e ter acesso ao ícone de história que permite visualizar as stories recentes. Inclusive, as hashtags têm o intuito de direcionar melhor o usuário para o que ele busca. É assim que sua marca vai ser facilmente descoberta.

Deixe um Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.