A Importância do Copywriter e Gatilhos mentais na conversão de vendas

A copy é uma parte fundamental para o sucesso em vendas na internet!

Absolutamente qualquer carta de vendas, artigo e até mesmo vídeos que assistimos no YouTube, são resultados de uma copy pensada e criada por um copywriter. 

A copy está espalhada em todos os lugares e esses textos persuasivos vem sendo desenvolvidos há muito tempo.

O objetivo principal dessa estratégia é conseguir captar a atenção dos seus potenciais clientes e guiá-los até a venda.

Portanto, se você não está utilizando a copy para melhorar os seus resultados na internet, com certeza está deixando de ganhar dinheiro!

Eu não quero que você passe por isso e cometa erros que eu cometi quando comecei a trabalhar pela internet, por isso, resolvi criar esse texto e te mostrar algumas estratégias que devem ser aplicadas em seus próximos textos.

O-que-faz-um-copywriter-sendpulse-2.jpg

O que exatamente é uma copy

A copy é uma estratégia de escrita para criação de conteúdo focado em guiar o seu leitor para que ele tome determinada ação.

Portanto, se trata de um conteúdo voltado para a persuasão, onde você vai tentar induzir o seu leitor a clicar em um botão ou fazer o download de algum produto, por exemplo.

gatilhos-mentais

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas utilizadas na escrita de uma copy para que você consiga tornar a sua escrita ainda mais persuasiva.

Existem 11 gatilhos mentais, porém, não há necessidade de usar todas elas.

Ao mesmo tempo, existem algumas que apresentam os melhores resultados e é exatamente nelas que colocaremos o nosso foco.

Urgência

No mundo em que vivemos hoje, é completamente comum que as pessoas se sintam cada vez mais sem paciência e isso faz com que procrastinemos diversas decisões.

Portanto, a sua copy tem o objetivo de convencer o seu leitor a clicar em um link ou comprar determinado produto, por exemplo e para aumentar as chances de que isso aconteça, é necessário que você adicione um senso de urgência na sua oferta.

Um exemplo disso é: “clique aqui e mude agora de vida!”.

Termos como “hoje mesmo”, “clique agora”, “descubra agora”, etc, são muito utilizados para gerar esse sentimento de urgência no seu público e diminuir o número de pessoas que abandonam a sua copy sem realizar a ação que você deseja.

Reciprocidade

reciprocidade.png

Outro gatilho mental poderoso, a reciprocidade não pode faltar na sua estratégia de marketing digital.

Ela se baseia na vontade intrínseca que o ser humano tem de retribuir algum favor quando ele se sente ajudado de alguma forma.

Portanto, a partir do momento em que você cria muitos conteúdos de forma gratuita e que agregam muito valor ao seu público, por exemplo, é natural que surja esse sentimento de reciprocidade e que eles se sintam mais motivados a dar algo em troca.

Prova social

Tente imaginar que você está de frente para dois restaurantes.

O restaurante “A” está completamente cheio e o restaurante “B” só tem apenas um único casal.

PS: O restaurante “A” tem até fila de espera do lado de fora.

Se você tivesse que escolher qual restaura

nte é o melhor e em qual deles você preferiria comer, qual seria a sua resposta?

Provavelmente seria o restaurante “A”, afinal, ess

a é a resposta da grande maioria das pessoas, pois, elas estão sendo influenciadas pelo gatilho da prova social.

prova social.png

Ao criar a sua copy é importante que você também acrescente elementos de prova social e isso garantirá maior confiança do seu leitor no produto ou serviço que você estiver vendendo.

Portanto, digamos que você queira criar uma página de vendas onde você vai apresentar o seu produto e tentar convencer o leitor de que ele deve comprá-lo.

Acrescentando depoimentos de clientes que já compraram e aprovaram o seu produto dentro dessa página, você multiplica as chances de convencer o seu leitor de que o produto realmente é bom.

Autoridade

autoridade

Já reparou que as pessoas tendem a aceitar as recomendações dos médicos sem questionar, mesmo que elas pareçam um pouco estranhas?

Por mais bizarras que sejam essas recomendações, quem nos recomendou era uma autoridade, portanto, simplesmente acatamos a ordem e fazemos.

Esse é o poder da autoridade e ela pode ser utilizada na sua copy para aumentar o número de conversão.

Porém, se você tem um projeto de longo prazo e já pratica inbound marketing na criação de conteúdo gratuito de valor para o seu público, a sua autoridade deve ser construída ao longo do tempo, gerando muito conteúdo de valor e mostrando que você realmente sabe do que está falando.

Escassez

escassez.pngEsse é um dos gatilhos mentais mais utilizados, principalmente em cartas de venda.

Por isso, é normal entrar em páginas de vendas e encontrar relógios mostrando que aquela oferta irá se inspirar em poucas horas.

Essa é uma estratégia para ativar esse gatilho mental da escassez nos visitantes das páginas, pois, ele gera uma necessidade imediata de comprar o produto, afinal, o seu leitor não sabe se realmente aquela oferta vai sair do ar em pouco tempo ou não.

Se ele realmente estiver convencido de que vai comprar o produto, dará um jeito de comprar naquele momento.

Conclusão

Os gatilhos mentais são fundamentais para a elaboração de uma copy efetiva.

Por isso, entender os principais gatilhos mentais para que eles sejam acrescentados na sua próxima copy é extremamente importante.

Os gatilhos mentais tem a sua eficiência comprovada e quem não os utiliza, acaba ficando para trás e deixando de ganhar dinheiro.

Portanto, a partir de agora crie os seus textos como um copywriter, ou seja, focados em converter os seus leitores e melhorar o relacionamento.

Isso vai te garantir melhores resultados, mais conversão e com certeza, mais dinheiro no bolso!

 

 

 

Deixe um Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.